Articulações Políticas

Parcerias

Notícias

Centro de Referência de São Bernardo do Campo homenagea Márcia Dangremon

Foto_Mrcia_Dangrmon_1.jpg O nome de uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida (CMV), Márcia Dangremon, vai batizar o Centro de Referência de Apoio a Mulher de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. A prefeitura do município decidiu fazer uma homenagem póstuma a Márcia, que faleceu em 1999 e residiu na cidade paulista na década de 80.

Durante o período em que morou em São Bernardo, Márcia teve uma participação importante junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, integrando o Grupo de Mulheres que começava a despontar e a elaborar suas próprias reivindicações. Segundo Andreia Dias, da prefeitura de São Bernardo do Campo esse homenagem é vista como motivo de orgulho, “Para nós, mulheres da cidade, é realmente um conforto essa homenagem, e nos enche de orgulho passar às novas gerações o inicio das primeiras comoções de enfrentamento”, diz. Já para a coordenadora do CMV, Maria Dolores Fastoso, é uma honra o reconhecimento das mulheres e gestoras de São Bernardo à figura de Márcia Dangremon. ‘’ Este gesto é um reconhecimento político justo a uma mulher de tanta entrega à causa das mulheres e tanta determinação na hora de defender no âmbito politico os nossos direitos. Nós do Coletivo Mulher Vida, parabenizamos a iniciativa e desejamos que o nome do Centro materialize conquistas e avanços nas políticas para as mulheres desse município’’, comenta.

Biografia – Márcia Dangremon nasceu em 1940, em Vitória, Espírito Santo. Ela ficou conhecida em todo o estado de Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica, sendo uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O nome de Márcia também batiza um prêmio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), cujo objetivo é reconhecer publicamente pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelo compromisso, empenho e contribuição na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Outras notícias